Paisajes sagrados

Laboratorio

Paisajes Culturales Sagrados

Museo Etnográfico de Castilla y León

I Congreso Internacional de los Paisajes Culturales sagrados: antopología, espacios, prácticas y arquitecturas


Apresentação | Organização | Chamada para comunicações | Programa | Inscrição | Contactos | Informações úteis | Apoios | Galeria fotográfica |


Apresentação

Zamora, 17 a 20 de outubro de 2018


V Congresso Internacional Santuários, Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens, Pessoas





O V CONGRESSO INTERNACIONAL DE SANTUÁRIOS, CULTURA, ARTE, ROMARIAS, PEREGRINAÇÕES, PAISAGENS e PESSOAS realizar-se-á de 17 a 20 de outubro de 2018, em Zamora, no Museo Etnográfico de Castilla y León (MECyL), a componente científica será complementada com visitas guiadas a diversos lugares de património histórico-cultural da região.

Trata-se dum Encontro Internacional multidisciplinar que pretende estimular e promover a troca de conhecimento entre investigadores e estudiosos interessados em diferentes campos do saber. A ideia de organizar o V CONGRESSO INTERNACIONAL DE SANTUÁRIOS, CULTURA, ARTE, ROMARIAS, PEREGRINAÇÕES, PAISAGENS e PESSOAS nasceu da vontade dum grupo de investigadores, pertencentes a diversas universidades e centros de investigação internacionais, de criar uma nova plataforma de diálogo entre áreas científicas das ciências sociais, humanas, exatas, as artes e as diversas expressões do Sagrado ao longo do tempo, nas mais diversas localizações geográficas. A este projeto alia-se o Laboratorio de Paisajes Culturales Sagrados de Castilla y Léon com o objetivo de estudar o território ibérico. Nesta quinta edição do CONGRESSO INTERNACIONAL DE SANTUÁRIOS CULTURA, ARTE, ROMARIAS, PEREGRINAÇÕES, PAISAGENS e PESSOAS, continuar-se-á a linha metodológica dos anteriores congressos, assim serão aceites contributos nos campos da antropologia, arqueologia, arquitetura, artes plásticas, dança, economia, geologia, história, história das religiões, medicina, música, museologia, paisagem, património material e imaterial, religião, turismo e afins. Haverá uma sessão especial dedicada à “Paisagem Cultural Sagrada do vinhedo nos territórios da Região Duero-Douro”.

As comunicações selecionadas serão publicadas em 2 volumes na Revista “Santuários” (números 9 e 10, 2018) que será editada pelo CIEBAUL / UTAD-CETRAD.

Temáticas
1) Santuários e rituais da pré-história aos nossos dias.
2) Arte e iconografia: presença, modelos e vias de difusão.
3) Arquitetura, arte, devoção, locais sagrados, peregrinações, romarias e festas.
4) Paisagens e ambientes naturais.
5) Pessoas e manifestações do sagrado.